Opinião: É MEGA Importante!

Posted by

Estudei bastante pelos livros escolares dos meus irmãos, somos 4, com uma diferença média de 2 anos, o saber escolar lá em casa passava de mão em mão… Já com as minhas filhas, 3, com uma diferença média de menos de 2 anos, isso nunca foi possível! Ou porque mudavam os programas ou a escola adoptava um livro novo, enfim, os livros foram sempre a estrear! Defendi a estabilização de programas e consequentemente de manuais. Tal nunca aconteceu…
Vem isto a propósito das políticas públicas para a educação, em que algumas autarquias foram pioneiras na atribuição de manuais escolares gratuitos, como foi na Figueira, pondo os alunos em iguais condições perante o ministrável conhecimento escolar público, ao nível concelhio.
Entretanto o Governo, através do ME, criou um Programa operacionalizado por uma plataforma on line de atribuição gratuita de manuais escolares, chamado MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos. Distribuirá manuais novos e usados de forma aleatória, garantindo que “não haverá situações extremas de alunos que ficam apenas com livros usados ou apenas com manuais novos” diz o SE da Educação.
Pode a medida ser polémica ou mesmo considerada populista. Respeito quem assim pensa pois esta opcão insere-se num limiar máximo de equidade, discutível … Mas tem méritos como refrear a especulação livreira dos editores escolares e criar hábitos de reutilização do material escolar nos alunos, entre outros, é que os recursos são finitos, por isso é de MEGA importância!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.