Opinião: Combater o isolamento dos idosos

Posted by

No âmbito das medidas de apoio social à população sénior do nosso Concelho, a Câmara Municipal aprovou na sua Reunião de 28 de agosto, a continuidade do Programa Municipal “Voz Amiga” – Teleassistência.

É um Programa direcionado a todas as Freguesias do Concelho, apoiando deste modo a população idosa com menos recursos, e que por via deste Programa Municipal, passa a dispor de um equipamento ligado a uma Central Telefónica, que funciona todo o ano, 24h00 por dia.

Assim se contribui para combater e minorar o isolamento e a solidão (mesmo no Centro da nossa Cidade, das 31 Freguesias).
O Programa tem o envolvimento direto das 18 Comissões Sociais de Freguesia, que através de Instituições, que dela fazem parte, indicam os idosos que podem beneficiar do Programa.

Uma verdadeira Rede Social de Parceiros a funcionar em pleno – é assim que vemos a Política Social Municipal.
Ainda neste âmbito, gostava de destacar os apoios dados por via do Regulamento Municipal para atribuição de Apoios Sociais (RMAAS), às diversas IPSS do Concelho, que complementam os apoios da Segurança Social e dos fundos próprios das Instituições e que na área das respostas sociais a idosos possibilitaram nos últimos dois anos, o aumento da capacidade de resposta nesta área social em 237 novas vagas.

Em 2017 e 2018, a Câmara Municipal apoiou as IPSS com respostas sociais para idosos, no montante global de 377.592,51 € (destinado à construção de Estruturas Residenciais para Idosos e Equipamentos Diversos de Apoio).
É deste modo, que se contribui para um Concelho harmonioso e que se preocupa com uma das frentes mais vulneráveis da nossa população – os mais idosos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.