Opinião – A GEOPOLÍTICA da semana

Posted by
Spread the love

19 ago Domingo ANCARA O Presidente da Turquia, Recep Erdogan, garante que o seu país não cederá perante os EUA, continuando o impasse com Washington, e a escalada da tensão entre os dois países que precipitou o colapso da lira turca na última semana e ameaça a coesão da NATO. Estas declarações acontecem no momento em que os dois países, atravessam uma crise, relacionada com o fato do pastor Andrew Brunson, ter sido preso e acusado de terrorismo e espionagem, na Turquia.

20 ago Segunda CARACAS A situação na Venezuela, onde a democracia é já uma miragem e a insegurança cresce, leva a ondas migratórias recebidas com dificuldade pelos vizinhos Peru, Colômbia, Brasil ou Costa Rica. No cálculo da ONU, terão já fugido do país cerca de 2,3 milhões de pessoas. Maduro cria nova moeda, preparando-se para ver cair cinco zeros de todos os preços, num plano económico que não deverá resolver os graves problemas que fazem alastrar a pobreza numa nação rica mas que só agrava o caos.

21 ago Terça VATICANO “Vergonha e arrependimento”: foi o que o Papa Francisco escreveu na carta sobre abusos sexuais na Igreja Católica. O líder da Igreja Católica condena todas estas atrocidades, falando em “cultura de morte”, e pede a ajuda de todos os católicos para eliminar este flagelo na Igreja. Esta é, segundo um porta-voz do Vaticano, a primeira vez que a figura máxima do mundo Católico se dirige aos fiéis para falar de abusos sexuais e tentar gerar uma cultura capaz de evitar estas situações no futuro.

22 ago QUARTA PRAGA Comemorou-se hoje meio século em que a União Soviética e o bloco comunista, aliados no Pacto de Varsóvia, esmagaram Praga. “Primavera de Praga”, nome por que ficou conhecida a tentativa de reforma política na Checoslováquia liderada por Alexander Dubček, e que visava a democratização através de um “socialismo humanista”, mas tal só viria a acontecer em 1989, após a queda do muro de Berlim. O povo de Praga lutou de peito aberto contra os blindados do pacto de Varsóvia enviados pelo Kremlin, a 22 de agosto de 1968.

23 ago QUINTA SÃO PAULO Como originalidade, do outro lado do Atlântico Sul, o preso Lula da Silva lidera as sondagens às presidenciais brasileiras (39%). O PT inscreveu-o como candidato, e assim o manterá até que todos os apelos dos advogados do ex-presidente se esgotem, e possivelmente o nome de Lula será trocado pelo de Fernando Haddad (candidato a vice-presidente pelo PT), na perspetiva de que a colagem mediática ao primeiro seja um potencial para travar a subida de Jair Bolsonaro ( 18,9%), o candidato da extrema-direita.

24 ago SEXTA PRETÓRIA O governo da África do Sul reagiu e rejeitou o TWEET de Donald Trump sobre a desapropriação de terras sem compensação e a eventual “matança” dos fazendeiros brancos, naquele país. A ministra das Relações Exteriores de Pretória, Lindiwe Sisulu, disse que Trump está mal informado. O governo do ANC nega que haja uma campanha generalizada para expulsar ou matar os agricultores brancos, mas explica que é necessária uma grande redistribuição para corrigir os erros do colonialismo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.