Óbito Rui de Alarcão – Ferro Rodrigues lembra académico ilustre

Posted by

DR

O presidente da Assembleia da República recordou o antigo reitor da Universidade de Coimbra Rui Alarcão, que morreu hoje, como “um dos mais ilustres académicos portugueses” e destacou a sua participação na elaboração do Código Civil.

“Foi um dos mais ilustres académicos portugueses, tendo sido, durante dezasseis anos, reitor da Universidade de Coimbra, de cuja Faculdade de Direito era professor catedrático”, lê-se na mensagem de condolências do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

O presidente do parlamento destacou “a passagem pela Comissão Constitucional” por parte de Alarcão e o seu contributo discreto “para a consolidação da democracia no pós-25 de abril”, sublinhando que se lhe “deve ainda a génese do Código Civil, de cuja Comissão Redatora fez parte”.

One Comment

  1. Rui Baptista says:

    Não posso deixar de recordar, com veneração, uma personagem académica que sempre primou pelo seu civismo de verdadeiro cavalheiro, ademais numa altura em que tanto medíocre se pavoneia com penas de pavão. Uma página da da Academia portuguesa que o destino, impiedoso da morte, apagou. Repouse em paz, Professor Doutor Rui de Alarcão!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.