Faleceu Rui de Alarcão (1930-2018)

Spread the love

FOTO DR

O professor Rui de Alarcão faleceu hoje em Coimbra. O docente estava internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra desde o início de agosto.

Nasceu em Coimbra a 22 de fevereiro de 1930, tendo-se doutorado em Direito no ano de 1971. Tornou-se professor catedrático no ano de 1978.

Foi Reitor da Universidade de Coimbra entre os anos de 1982 e 1998. Na Faculdade de Direito, leccionou as disciplinas de Teoria Geral do Direito Civil; Direito das Obrigações; Direito Comparado e Introdução ao Estudo do Direito.

Exerceu os seguintes cargos: presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Direito, professor bibliotecário, membro do Conselho de Estado, Comissão Constitucional, Conselho Nacional do Ensino Superior, Conselho Nacional de Educação, Comissão Redatora do Código Civil, Comissão Revisora do Código Civil e era chanceler das Ordens Honoríficas.

No seu currículo, constam diversas distinções: Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo; Grã-Cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, Grã-Cruz da Ordem de Isabel, a Católica; Grã-Cruz da Ordem do Visconde do Rio Branco; Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul; Cruz de Grande-Oficial da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha; Grande-Oficial da Ordem da Coroa da Bélgica e Grande-Oficial da Ordem do Mérito da Itália.

Recebeu as medalhas de Ouro da Universidade de Coimbra e da Cidade de Coimbra e tornou-se Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade de Macau. Era sócio honorário da Associação Académica de Coimbra e sócio de Mérito da Associação Académica de Coimbra/OAF desde 1986.

O féretro de Rui de Alarcão estará em câmara ardente amanhã, dia 20, a partir das 10H00 na Capela da Universidade de Coimbra. As exéquias fúnebres terão o seu início pelas 16H00 horas de amanhã, seguindo, após as mesmas, para o cemitério de Cernache (Coimbra).

(atualizado às 16H13)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.