Europa financia a 100% regadio tradicional da Lousã

Posted by

Num investimento de cerca de 182 mil euros, a Câmara Municipal da Lousã vai levar a cabo a reabilitação e modernização do Regadio Tradicional da Ribeira de São João, tendo já sido publicado – no dia 20 de agosto – o respetivo anúncio em Diário da República.

Esta intervenção – que se insere no Programa Nacional de Regadios, lançado pelo Governo – é comparticipada a 100% pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e tem um prazo de execução de apenas três meses.

Agricultores do Regadio da Ribeira de São João

A candidatura, apresentada com o apoio da Associação de Agricultores do Regadio da Ribeira de São João, “tem como objetivo apoiar e valorizar a agricultura familiar, modernizando a produção e o uso eficiente da água e contempla diversas ações como, por exemplo, a reconstrução de zonas danificadas, beneficiação de represa e a instalação de contadores volumétricos ao longo do regadio, entre outras”, referem os serviços autárquicos.

3.º lugar a nível nacional do galardão ECO XXI

Esta candidatura pretende ainda revitalizar um regadio histórico, “sendo mais uma importante medida para o desenvolvimento sustentável do concelho”, assinala o município liderado por Luís Antunes, facto que tem sido reconhecido nomeadamente com a obtenção do 3.º lugar a nível nacional do galardão ECO XXI que premeia as melhores praticas ambientais.

A nível nacional foram apoiadas pelo Programa Nacional de Regadios, 59 candidaturas de 32 concelhos, de oito distritos, num investimento global de 6,35 milhões de euros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.