Vela Pravida envolve população em defesa da lagoa

Posted by

FOTO DB/JOT’ALVES

A associação Vela Pravida foi criada na freguesia do Bom Sucesso para promover a recuperação e a preservação da Lagoa da Vela. Tem sede numa antiga escola do Camarção, cedida pela Câmara da Figueira da Foz. Naquele espaço, à terça-feira e ao sábado, reúnem–se dezenas de sócios à volta de rendas, bordados e jogo de cartas.

Aquelas reuniões são uma forma de mobilizar as pessoas a favor do desiderato que levou à constituição da associação, defende José Cabete, o presidente da direção da Vela Pravida. Também se realizam sessões de aprendizagem de música, ou não fosse aquele dirigente um músico de conservatório com longo currículo.

“Temos estas atividades para manter as pessoas ativas em torno do convívio”, sustentou José Cabete. No futuro, adiantou, aquelas sessões poderão ver acrescentados cursos de gastronomia tradicional. Porquê rendas e bordados? “Porque nesta zona havia muitos campos de linho que forneciam uma fábrica de Soure, que, entretanto, fechou”, esclareceu o dirigente associativo.

Versão completa na edição impressa

One Comment

  1. Zé da Gândara says:

    Esta associação devería aproveitar a experiência e know-how Holandeses (http://www.20min.ch/ro/news/insolite/story/Amsterdam-allume-son-1er–bordel-municipal–30862960 ) para abrir um franchising desta iniciativa Holandesa em terras lusas, até porque de tempos a tempos, avistam-se umas cidadãs da Roménia a exercer a actividade no trottoir, nesta localidade do Camarção… E a terceira idade até agradeceria 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.