Manuel Antunes deixa o SNS mas não os doentes

Posted by
Manuel Antunes abraçado pelos netos, no final da cerimónia

FOTO DB / PEDRO RAMOS

Na “última lição”, Manuel Antunes fez um resumo do seu percurso de vida pessoal e profissional e aproveitou para agradecer aos seus “mestres”, à sua equipa e, especialmente, à sua família.

“É estranho que amanhã [hoje] não possa voltar ao meu serviço para operar, quando tenho convites para operar em várias partes do mundo”, disse Manuel Antunes, ontem, durante a sua “última lição”. Com a cerimónia de jubilação, Manuel Antunes despediu-se das suas funções de diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), por ter atingido os 70 anos, limite de idade que obriga o cirurgião a deixar de trabalhar no Serviço Nacional de Saúde (SNS), ao qual dedicou os últimos 30 anos da sua vida.
A cerimónia decorreu no auditório do CHUC, que ficou completamente cheio, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernnades, entre muitas outras individualidades.
Na sua “última lição”, intitulada “Uma vida com o coração nas mãos”, Manuel Antunes, que se emocionou várias vezes, falou da sua família – à qual pretende agora conseguir dedicar mais tempo –, da sua vida, desde que a infância e a adolescência, em Moçambique, do trajeto profissional, até aos dias de hoje, e agradeceu aos seus mestres. Como disse, gracejando, fez “uma selfie” da sua vida, em vez de uma lição científica, sem deixar de explicar a escolha da área de trabalho – o coração, “o nosso órgão mais glamoroso”.

Elogios ao cirurgião
Os elogios ao homem e à obra que construiu foram unânimes nos discursos que antecederam a “última lição” de Manuel Antunes.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou por realçar as muitas qualidades de Manuel Antunes, reconhecendo “um excecional percurso de vida”.

Notícia completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.