Investigadores da FCTUC invalidam teoria de Nobel da Química

Spread the love

DR

teoria de Marcus, que explica a transferência de eletrões em reações químicas, foi invalidada por uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), liderada pelo professor catedrático Luís Arnaut.

O artigo científico publicado recentemente na revista Nature Commuications, do grupo Nature, prova que a teoria elaborada em 1956, pelo cientista canadiano, Rudolph Arthur Morris, que lhe valeu o prémio Nobel da Química em 1992, está errada.

Em causa, segundo o comunicado divulgado pela Universidade de Coimbra, está a reorganização de moléculas necessária para a transferência de eletrões. Para ocorrer este tipo de reações químicas, a teoria de Marcus prevê que essa reorganização tem de ser principalmente efetuada nos solventes, mas o estudo agora publicado diz que não é assim, evidenciando que a chave para a transferência de eletrões está nos reagentes.

As declarações do responsável pelo estudo, bem como a notícia completa podem ser consultadas na edição impressa de amanhã do Diário As Beiras. 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.