Empreitada de reabilitação do Parque Dr. Manuel Braga, em Coimbra, com novo concurso de 4,5 milhões de euros

Posted by

A Câmara de Coimbra vai abrir novo concurso para a reabilitação do Parque Dr. Manuel Braga, com um valor superior em mais quase 600 mil euros do que no concurso anterior, que havia ficado deserto de candidatos.

O novo concurso deverá elevar o preço base da empreitada para mais de 4,5 milhões de euros – valor que será acrescido de IVA (imposto sobre o valor acrescentado) –, que representam cerca de 15% mais que no anterior, de acordo com a proposta da Câmara, que será debatida e votada na próxima reunião do executivo municipal, agendada para terça-feira.

O prazo de execução da empreitada é igualmente ampliado, em 30 dias, o que significa que esta deverá ser realizada em 390 dias, nos termos da mesma proposta.

A requalificação do Parque Manuel Braga – na margem direita do rio Mondego – que se enquadra no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, conta com a comparticipação de fundos comunitários, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), já aprovada, no valor de cerca de 3,3 milhões de euros.

A intervenção engloba, entre outras operações, “a requalificação paisagística do parque com a substituição e plantação de espécies vegetais, a estabilização das estruturas de contenção da margem do rio, a demolição de algumas construções existentes e a construção de um novo quiosque e de instalações sanitárias”.

A operação de requalificação do Parque Manuel Braga está “articulada com outras intervenções”, nomeadamente com a estabilização da margem direita do Mondego e a intervenção de desassoreamento do rio (que contam também com financiamento comunitário), sublinha a Câmara.

A autarquia adjudicou recentemente “outra intervenção nesta zona histórica da cidade”, visando a ampliação dos edifícios de restauração e requalificação dos pisos envolventes no Parque Verde do Mondego (contíguo ao Parque Manuel Braga), num investimento superior a 800 mil euros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.