Presença global é desafio para a universidade

Spread the love

Foto DB-Pedro Ramos

O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, considera que o maior desafio que a classificação da Universidade de CoimbraAlta e Sofia trouxe à instituição de ensino superior é ser capaz de manter a vocação de presença global. Explica que não se refere à presença na cidade, nem na região ou no país, mas sim no mundo.
O facto de a Universidade de Coimbra ter sido a única instituição de ensino superior de expressão portuguesa no mundo até 1911 e o papel que então desempenhou na difusão cultural, artística e científica em língua portuguesa foi reconhecido nesta classificação. Assim, o reitor considera que a presença global da universidade é uma vocação que se deve manter na Universidade de Coimbra.
“O mundo” já tem alguma presença na cidade de Coimbra, por seu lado, já que o reitor referiu que a universidade atingiu este ano um valor de 20% de estudantes de outras nacionalidades. É a universidade portuguesa com mais estudantes estrangeiros e, segundo o reitor, 20% é uma quota significativa em comparação com outras universidades da Europa.

 

Notícia completa na edição impressa do dia 23 de junho de 2018

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.