Opinião – Coimbra: Cidade do Desporto e Bem-Estar

Posted by
Spread the love

Em mês de Mundial de Futebol e de paixão desportiva, Coimbra lidera uma importante agenda de valorização enquanto Cidade da Saúde, Cidade da Educação, Cidade do Desporto.

Só durante esta semana, o executivo da Câmara Municipal de Coimbra deliberou um pacote de propostas de significativo impacto para a vida desportiva na cidade: um Regulamento Municipal de apoios financeiros a atribuir a atletas para a preparação dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020; um Regulamento Municipal de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas tendo em vista o apoio financeiro para grandes obras de manutenção inerentes ao uso diário de diversas instalações do concelho; a abertura de concurso público com o intuito de implementar uma ciclovia entre Coimbra B, o Vale das Flores e a Portela.

A esta agenda somam-se, durante o próximo mês, a organização dos Dias Desportivos de Verão 2018 para crianças dos 6 aos 12 anos, preenchendo os dias de férias escolares com atividades lúdicas e desportivas e a promoção de hábitos de vida saudável; a forte aposta desportiva no âmbito das Festas da Cidade de Coimbra, tendo como um dos pontos principais a demonstração de 16 modalidades desportivas dirigidas às crianças nas duas margens do Rio Mondego, no Dia da Cidade; e, por último, a realização de um dos maiores eventos multidesportivos a nível europeu – os Jogos Europeus Universitários.

Coimbra, com o fantástico tecido desportivo que possui – e juntamente com o forte apoio financeiro concedido às associações e clubes durante os últimos anos pela Autarquia -, coloca em marcha uma estratégia indispensável para o bem-estar da cidade. A prática desportiva reforça a saúde física e mental, contribui para a formação pessoal, impulsiona o relacionamento humano com a própria natureza.

A aposta no desporto significa um investimento a longo prazo nas pessoas, nos serviços do Estado e na forma como interagimos com o próprio meio ambiente. Aumentar o número de espaços para a prática desportiva, revitalizar as instalações existentes, apoiar os agentes desportivos, captar mais pessoas para a prática de exercício físico, incluir formação escolar e extracurricular nesta mesma área – medidas vitais na continuação da mudança de paradigma na sociedade conimbricense, em direção ao bem-estar comunitário.

Um facto é inquestionável: Coimbra permanece como uma das cidades posicionadas no Top 5 nacional nos estudos sobre a qualidade de vida (Bloom Consulting – Portugal City Brand Ranking 2018 ). Um desígnio coletivo da cidade que todos os dias nos honra e que, mais uma vez, a Autarquia tem sabido valorizar.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.