Opinião: Canil incentiva abandono de animais!

Posted by

O bom aspecto das instalações, que ficam bem na fotografia, não compensa a falta de espaço, de recursos e o grave incumprimento da missão do Canil-Gatil municipal, que visitámos a 13 de Abril e ao qual propusemos, em reunião de Câmara, a realização de uma auditoria externa.

A única veterinária estava de baixa, o que parece acontecer frequentemente, colocando tremendas limitações à missão da instituição. Não se entende que nunca tenha sido contratado mais nenhum veterinário, bem como outros funcionários que tanta falta fazem.

A inaceitável falta de campanhas proactivas de adopção é preocupante e não se pode tolerar, pois o canil fica artificialmente cheio e impossibilitado de receber novos animais. Será uma estratégia fria e propositada de poupança cega?

Há uma falha clara em termos de vacinas, por alegadas razões financeiras, quando as vacinas até são muito baratas (sete euros por cão)! Os cães não são vacinados contra a raiva, uma vacina obrigatória por lei e que custa apenas 1,5 euros, nem com a vacina polivalente (esgana, hepatite infeciosa canina, parvovirose, parainfluenza e leptospirose). Os gatos não são igualmente vacinados.

Como a maior causa de mortalidade do canil são doenças hemorrágicas gastrointestinais, é óbvio que estes animais devem ser todos vacinados. A não ser que se prefira que os animais morram…

Surpreendeu-nos o facto da sarna, uma doença curável, ser motivo de eutanásia. Pode criar-se na zona das antigas jaulas dos gatos uma sala de isolamento.

A taxa de mortalidade demasiado elevada é um sinal extremamente negativo!

Há um intolerável deficit de campanhas de esterilização, por falta de meios humanos. Não há nenhuma estratégia para controlo das colónias de animais silvestres e de matilhas de cães, o que é espantoso. A lista de espera para esterilização é enorme… Exige-se a resolução imediata para esta grave lacuna, para a qual até há financiamento público da DGAV.

O horário e disponibilidade do piquete não cobre as necessidades e há inúmeras queixas nas redes sociais e nas associações sobre a dificuldade da sua activação pelas autoridades. A própria PSP se queixa e a Câmara nada faz? O que se passa? Deve ser feita uma auditoria ao piquete para avaliar o seu funcionamento.

Não há solução para animais vivos ou mortos que estejam na via pública fora do horário de serviço. Algumas respostas dadas aos contactantes que pedem a intervenção do canil são desconcertantes, pasme-se, desencorajando-os de ajudar os animais e incentivando ao seu abandono por falta de capacidade do Canil!

Esperamos que a maioria PS-PCP que governa a Câmara de Coimbra aceite expandir as instalações, melhorar as respostas e reforçar o financiamento do Canil-Gatil no próximo orçamento camarário.

Salientamos finalmente a simpatia e disponibilidade das funcionárias que nos receberam, que percebemos que se dedicam de alma e coração à sua função, mas é notório que sofrem com a tremenda e arrastada insuficiência de recursos técnicos, físicos e humanos do Canil-Gatil.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.