Opinião – Pombal. Uma fonte de inspiração para Coimbra

Posted by
Spread the love

1. Largo do Cardal. Um exemplo de regeneração urbana

Almoçámos no Largo do Cardal. Um espaço central da cidade, recentemente requalificado, tal como a zona histórica onde se insere, no âmbito da Regeneração urbana levada a cabo.

Como gostaríamos de assim ver a Praça 8 de Maio e a zona histórica à sua volta, e não no estado degradado e miserável em que se encontra, num inqualificável desrespeito (e prejuízo) pela cidade e por todos nós. A Câmara deverá começar por dar o exemplo ( a frontaria do edifício central está em péssimo estado) e apoiar ou aplicar coimas elevadas aos proprietários, como se vê em Espanha. Ser proprietário em centro histórico Património da Humanidade ao estar à altura das circunstâncias está a dar um notável exemplo de cidadania que se aplaude!

2. Carlos Mota Pinto. Político de estirpe que falta faz a Coimbra

Um habitante da terra acompanha-nos ao Largo do Teatro Cine, onde Carlos Mota Pinto viveu e Pombal lhe ergueu, em justa homenagem, um busto-monumento, que diz: “Nascido em Pombal ( 1936 ). Eminente académico e político. Professor catedrático de Direito da UC. Vice reitor ( 1974-75 ). Deputado à Assembleia Constituinte. Ministro do Comércio e Turismo. Ministro da Defesa. Vice Primeiro-Ministro e Primeiro-Ministro. Agraciado com as mais altas condecorações em Portugal e no estrangeiro. Faleceu em Coimbra ( 1985 )”.

Mota Pinto foi, quanto a nós, um dos mais prestigiados políticos saídos de Coimbra, no Sec XX. Que perda enorme foi o seu desaparecimento precoce. Que falta faz à Coimbra actual um punhado de políticos da sua estirpe. A cidade seria outra, bem melhor com certeza!

3. Antigos estudantes de Coimbra. Um Património a rentabilizar

À volta do Monumento converso com pombalenses:- Gostamos muito de viver em Pombal. Aqui vive-se muito bem! Afinal é o nosso cantinho!

Uma senhora, responde à nossa pergunta: – Oh Coimbra! Uma cidade encantadora. Quem estuda em Coimbra fica marcada para sempre. Olhe, a minha filha, jà lá vão muitos anos, estava a fazer o Erasmus em Milão. Quis vir a Coimbra na Queima desse ano, pôr as fitas! Lá tive que entrar com a “massa”, não lhe podia negar esse gosto. Quando chegou a Coimbra, clamava alto e bom som: – Sou muito feliz! Sou muito feliz!

Há muitos antigos estudantes de Coimbra, que fizeram de Pombal aquilo que ele hoje é; Aníbal B. Paiva, (médico e cidadão, que devotamente serviu o povo, com busto no Lago do Cardal); Luís Torres (farmacêutico, leader e fundador do PSD em Pombal, 1.º Presidente da Câmara após o 25. Abril); Alexandre Herculano (conhecido interprete do fado de Coimbra. Presidente da Câmara anos mais tarde) ; Amadeu da Cunha (medico e escritor prestigiado) são alguns deles.

A UC tem que encarar de frente duma vez por todas, para seu bem, este Património de enorme valia; a existência de muitas dezenas de milhares de antigos estudantes de Coimbra, espalhados pelo País, nas mais diversas funções e actividades, dispostos a lutar e dar voz pela sua Universidade/Cidade, onde quer que estejam, tem que ser operacionalizado.

4. Biblioteca Municipal moderna. Uma fonte de inspiração

Terminámos o dia com uma visita à Biblioteca Municipal. Uma agradável surpresa, nesta cidade de pouco mais de 12.000 habitantes!

Como gostaríamos de ver em Coimbra, uma Biblioteca em edifício moderno, de grande qualidade, bem equipado tecnologicamente, amplo auditório como aqui vemos. A nossa querida Casa da Cultura precisa de urgente remodelação, para estar à altura desta Cidade do conhecimento!

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.