Opinião: Consensualmente consensual

Posted by
Spread the love

 

António Costa foi reeleito no sábado passado secretário-geral do PS. Teve um expressivo resultado de 96% idêntico a resultados anteriores apenas com uma excepção feita às primárias, as eleições abertas a simpatizantes do partido, em que desafiou o então líder António José Seguro tendo obtido nessa altura 67% dos votos enquanto Seguro se ficava pelos 31%.

Assim, Costa vai apresentar-se a 26 de maio, no 22º Congresso do PS, já reeleito por mais dois anos, mas serão dois anos de tarefas duras e exigentes. O caminho afigura-se árduo… Vejamos assim o desafio: conseguir levar o Governo a bom porto no cumprimento da sua legislatura e a par disso terá que provar que as várias alterações legislativas para implementar uma nova estratégia na defesa contra incêndios e as novas políticas adoptadas funcionarão! O verão de 2018 terá que ser neste âmbito exemplar!

Em época pré-eleitoral, com as eleições para o Parlamento Europeu em maio de 2019, as eleições da Madeira e as próprias legislativas também em 2019, o clima será certamente de tensão e as reivindicações e críticas, quer da esquerda quer da direita, tenderão a agitar a governação. Ora o equilíbrio necessário entre os partidos da esquerda e os compromissos com o PSD para a aprovação do orçamento de 2019 será certamente o repto final à sua governação. No final e afinal, Costa terá que ser consensualmente consensual!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.