Meia centena de meios aéreos disponíveis na próxima semana para o combate aos fogos

Posted by

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu hoje, sábado, que, na próxima semana, serão contratados os restantes oito meios aéreos, totalizando os 50 que ficarão à disposição.

Em declarações aos jornalistas em Cinfães, no distrito de Viseu, durante o exercício Montemuro 18, Eduardo Cabrita disse que, neste momento, estão “42 meios aéreos contratados, dos 50”.

“Concluiremos o processo de contratação dos últimos oito durante a próxima semana, de modo que, em junho, todos eles estejam à disposição dos portugueses”, referiu.

Neste momento, segundo o ministro, estão “a operar meios aéreos com uma disponibilidade para todo o ano”.

O governante referia-se aos helicópteros que intervieram na sexta-feira, “por exemplo, em 17 operações diferentes, que têm participado em ações ao longo de toda a semana”, correspondendo “a um tipo de reforço de meios que nunca existiu, que estará disponível de janeiro a dezembro”.

“Relativamente àqueles que devem estar disponíveis na época previsivelmente mais crítica, neste momento 42 estão contratados”, sublinhou o ministro.

Eduardo Cabrita disse que, atualmente, estão operacionais “mais meios aéreos do que alguma vez aconteceu”.

“Temos sobretudo funcionalidades na resposta aérea por helicóptero, que estará à disposição do sistema de maio até dezembro de 2019”, acrescentou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.