Criação de unidade hoteleira vence concurso de ideias na zona do Pinhal Interior

Posted by

A criação de uma unidade hoteleira em Figueiró dos Vinhos, aproveitando um antigo lagar, foi a ideia que conquistou o primeiro lugar do “Re-Nascer Challenge”, concurso de ideias na zona afetada pelo incêndio de Pedrógão Grande.

A unidade vai aproveitar “um lagar antigo e umas casas antigas, num terreno por onde passa um ribeiro e uma cascata, com condições de excelência” para o turismo, disse um dos coorganizadores da iniciativa, Feliciano Jorge Roldão, em declarações à agência Lusa à margem da sessão de encerramento do concurso, que decorreu hoje à tarde em Castanheira de Pera (distrito de Leiria).

Na fase final da iniciativa, participaram nove projetos, todos oriundos da zona afetada pelo grande incêndio de Pedrógão Grande (também no distrito de Leiria), em 2017, referiu.

Em segundo lugar, ficou a criação de uma plataforma informática para gestão de espaços de incubação e de ‘cowork’ (modelo de trabalho baseado na partilha de espaço e recursos).

O terceiro lugar foi conquistado por um projeto que pretende facilitar o contacto dos idosos “com a sua família ou com unidades de cuidados de saúde”, tornando mais fácil e simples o uso de um ‘tablet’, explicou Feliciano Jorge Roldão.

Os prémios foram de 2.500, 1.500 e 1.000 euros.

Na votação, participaram representantes do banco Montepio e da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, a presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Alda Correia, o presidente da Bluepharma, Paulo Barradas, e o público.

Os organizadores deste concurso de ideias pretendem agora abrir um espaço de incubação na região, esperando que no verão o local já esteja definido, afirmou Feliciano Jorge Roldão.

O grande incêndio de junho de 2017 em Pedrógão Grande, que se estendeu a concelhos vizinhos, fez 66 mortos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.