Os soldados em batalha, ontem ao início da tarde, em Casal Novo, Condeixa, não pouparam em munições para conferir o máximo de veracidade à recriação de um combate que ali se havia travado em março de 1811, aquando das invasões francesas.
Com cerca de uma centena de figurantes, representando as tropas napoleónicas e as luso-britânicas, o combate teve lugar exatamente no mesmo local de há mais de dois séculos, conseguindo atrair as atenções de centenas de pessoas.
O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, constatou “que vale a pena apostar em termos culturais e turísticos nestas iniciativas”, acrescentando que “nesta terceira edição aumentámos muito a dimensão da recriação e é para continuar no próximo ano”.
Associação Napoleónica
Todo o cenário montado, trajes utilizados e movimentações no terreno foram assegurados pelo Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, juntamente com a Associação para a Memória da Batalha do Vimieiro e Batalhas de Artilharia do Sobral, congregadas na Associação Napoleónica Portuguesa.
Informação completa na edição impressa
Boa tarde,
Agradecíamos uma correção à noticia. Assim, onde se lê: "Associação para a Memória da Batalha do Vimieiro", deve ler-se: "Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro" (concelho da Lourinhã, distrito de Lisboa).
Atenciosamente,
A Direção da
Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro