Centro: Rede de alojamento local em casas gandaresas de três concelhos

Posted by
Spread the love

FOTO DB/JOT’ALVES

Os municípios de Cantanhede, Mira e Vagos, com a colaboração da Universidade de Aveiro, vão criar uma rede de alojamento local baseada nas típicas casas gandaresas, ao abrigo do projeto Gândara TourSensations, que resultou da tese de doutoramento de Dina Ramos, de Vagos e professora naquela universidade.

Entretanto, a Casa-Museu de Santo António de Vagos, onde foi apresentado o projeto, no sábado, foi escolhida como centro interpretativo da típica casa gandaresa.

O projeto vai além do alojamento local. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, Dina Ramos realçou que o Gândara TourSensations abrange, também, apoio à reabilitação de casas que venham integrar a rede, ao artesanato e outras atividades que valorizem os fatores identitários gandareses com aproveitamento turístico.

Por outro lado, serão promovidas ações de formação para proprietários e construtores. A candidatura já foi aprovada, contando com uma verba de 287 mil euros, financiada a 80 por cento pelo Turismo de Portugal, cabendo aos três municípios assegurar o remanescente.

Informação completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.