Todos juntos em defesa da Orquestra Clássica

Posted by

FOTO DR

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) já viu a sua candidatura considerada elegível para financiamento, pela DGArtes. Isto depois de não constar da lista provisória dos apoios e de ter ficado de fora, também, do “alargamento” político, anunciado posteriormente.

Das quatro grandes estruturas culturais de Coimbra, a OCC é assim a única ainda sem financiamento garantido para 2018.

Recorde-se que os resultados provisórios do Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes (DGArtes) não contemplaram as candidaturas d’O Teatrão, d’A Escola da Noite, dos Encontros de Fotografia e da OCC.

Entretanto, o Governo anunciou um reforço orçamentais que já prevê apoio sustentado a mais 43 entidades, incluindo as duas companhias de teatro e os Encontros de Fotografia.

Avaliações injustas e preconceituosas

Falando na reunião pública do executivo, a vereadora da Cultura começou por “apontar o dedo” às avaliações do júri, que considerou “injustas e preconceituosas”, acentuando: “Da minha parte, como vereadora da Cultura e como munícipe de Coimbra, sinto-me ofendida por estas avaliações”.

Versão completa na edição impressa

 

One Comment

  1. Deolinda Portelinha says:

    Ao longo dos anos assisti a magníficos concertos da OCC e a espetáculos em que a Orquestra acompanhou vários cantores em estilos musicais diversos. Nunca vi contestada a qualidade dos seus músicos e maestros!
    No ultimo ano acompanhei de perto os problemas de escassez de verbas para levar avante projetos que afirmariam o papel da Orquestra no panorama artístico nacional. Mas a penúria com que tem vivido, graças à sua direção, particularmente devido à tenacidade da Drª Emilia Cabral Martins , não tem sido impeditiva de continuarem a mostrar trabalho da Orquestra e terem abertura para colaborar com diversas organizações de carácter e cultural. Quero particularmente manifestar apreço pela parceria que a OCC fez com o Núcleo de Coimbra da Associação José Afonso , graças à qual foi possível concretizar diversas iniciativas visando divulgar a obra de José Afonso. Bem h(AJA) Orquestra Clássica do Centro!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.