Populações de Castanheira e Pedrógão empenhadas na limpeza do que sobrou da floresta

Posted by

Os presidentes dos municípios de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande (ambos no norte do distrito de Leiria) sublinham que a população dos concelhos afetados pelo grande incêndio de junho de 2017 está “extremamente empenhada” na limpeza dos terrenos.

A presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Alda Correia, destacou que a “população está extremamente empenhada no trabalho” de limpeza dos terrenos.

“Fizemos várias ações de sensibilização e divulgação das limpezas e temos tido muita gente a limpar os seus terrenos”, frisou a autarca à Lusa, notando, porém, que haverá terrenos que vão ficar por limpar, até por “desconhecimento” dos proprietários.

Segundo Alda Correia, o município vai abrir também um procedimento para faixas de gestão de combustível, com especial enfoque no norte do concelho, no “pouco que escapou” do grande incêndio de junho. Apesar disso, a autarca notou que faltam recursos humanos e equipamento ao município para garantir as limpezas de forma regular.

“Deveria haver uma linha de apoio, em especial para adquirir equipamento, porque esta é uma situação que se põe este ano e em anos futuros”, argumentou.

Já o presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, contou que, na quarta-feira, fez uma volta pelo concelho e ficou “surpreendido” com o que viu.

“A população está mesmo a limpar e está empenhadíssima nessa tarefa, até mais aqueles que têm mais dificuldades económicas e físicas do que aqueles que, pelo seu poder económico, o poderiam fazer mais rapidamente”, afirmou.

De acordo com Valdemar Alves, a Câmara de Pedrógão Grande vai abrir um procedimento para limpeza na ordem dos 100 mil euros.

Sobre a necessidade de um apoio do Estado para as limpezas, o autarca não se mostrou preocupado, assegurando que “o Governo está consciente da realidade”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.