Muitas emoções na despedida de Luís Borges

Spread the love

De mãos cruzadas no peito e bastante emocionado. Foi, desta forma, que o neuropediatra Luís Borges agradeceu a homenagem ontem feita pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), precisamente no dia em que deixou “oficialmente” de efetuar qualquer tipo de ato clínico na instituição.
Uma ligação de 43 anos que permitiu acompanhar centenas de utentes com paralisia cerebral, e respetivos familiares, e que levou a que fizesse “escola” nesta área do saber. Sinal disso mesmo foi a aula aberta que ontem deu no auditório do Conservatório de Música de Coimbra e que mereceu uma forte ovação por parte de todos dos presentes na cerimónia. Mas o momento mais emotivo acabou por ser a entrega de um quadro com imagens dos primeiros utentes da instituição em 1975 e que, como afirmou Teresa Vendeiro, sempre foram considerados “os seus meninos”. “Queremos agradecer-lhe pelos que cá estão e pelos que já partiram”, disse esta utente e campeã paralímpica em boccia. O quadro com as fotos dos primeiros utentes foi entregue por Manuel António, um dos utentes de 1975 e que é, atualmente, funcionário da câmara de Cantanhede.
“Senti um prazer enorme no que fiz”, referiu o médico que, logo de seguida, emocionou-se e não conseguiu proferir mais nenhuma palavra, tendo o auditório respondido de pé com um forte aplauso.

Versão completa na edição impressa

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.