Costa diz que país “precisa da imigração” para resolver problema demográfico

Posted by

O secretário-geral do PS, António Costa, disse ontem, em Torres Novas, que o país “precisa de imigração” e de “atrair talento” para resolver o seu problema demográfico.

António Costa, que hoje participou na receção de contributos dos militantes para a moção política que apresentará ao congresso agendado para 25 a 27 de maio na Batalha (Leiria), intitulada “Geração 20/30”, falava sobre uma das quatro áreas definidas como “estratégicas” na sua candidatura a secretário-geral do partido, e que são alterações climáticas, sociedade digital, demografia e combate às desigualdades.

Definindo a demografia como “central para o nosso futuro enquanto país”, Costa afirmou que, a par de políticas de natalidade, é preciso ser capaz de “atrair para Portugal talentos, força de trabalho, pessoas, que, sendo estrangeiros, vivendo noutras partes do mundo”, permitam aumentar o equilíbrio demográfico.

“Por mais contas que se façam, não basta o aumento da natalidade para repor o nosso saldo migratório. Precisamos de imigração e, por isso, esse paradigma tem que ser dito com toda a clareza: precisamos de atrair talento para viver em Portugal”, declarou, depois de apontar a evolução do índice de envelhecimento (dos 68,1 de 1990 para os 150,9 de 2016).

“Estamos não só a ficar com uma população mais envelhecida, como estamos a ter cada vez menos jovens. Isto não tem só a ver com o facto de podermos imaginar que em 2060, em vez dos 10 milhões que hoje somos, seremos só 7 milhões, significa enormes desafios que se colocam à própria sustentabilidade da sociedade”, frisou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.