Com o GEFAC à descoberta da “Casa de Partida” que é a AAC

Spread the love

Foi a partir do tema geral proposto pela XX Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) – “Oh as casas!”, inspirado num poema de Ruy Belo – que o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) pensou e construiu “Casa de Partida”, o seu novo espetáculo de teatro. A casa, essa, é, no caso, aquela que é uma das grandes “casas comuns” de tantos dos que passam e ficam (ou não) por Coimbra: o edifício da Associação Académica de Coimbra (AAC), os seus corredores, as suas salas, onde tanto do que se passa na cidade acontece.

“Casa de Partida”, anunciam os responsáveis do GEFAC pela produção do projeto, “explora o modo como a casa influencia a identidade de cada um de nós, partindo desta casa comum – o edifício da AAC – para nele nos perdermos e assim encontrar novas memórias para o nosso presente”.

“As paredes – as das ruas, as exteriores ou interiores, das casas, de cada um de nós e das experiências que nos alimentam – armazenam, emanam e recriam memórias, espelham identidades intemporais, ajudam-nos a conhecer”, explicam ainda, em nota às redações. “Elas, as paredes onde enraizamos para poder crescer. Um ímpeto de lembrança que reconhece as formas, agora cobertas de outras cores. É o odor intrínseco da matéria mais firme que nos desvenda o mistério e nos diz que chegámos, ou que partimos. Só nós saberemos”. E o facto, é que tantos já souberam. E outros tantos hão de saber ainda.

 

“Casa de Partida” estará em cena a 26 de abril, às 19H30, data de estreia, seguindo-se sessões a 27 de abril, às 19H30, e a 28 de abril, às 17H30 e 19H30. O espetáculo irá acontecer de forma itinerante pelos diversos espaços do edifício da AAC, com ponto de encontro na porta principal (na rua Padre António Vieira). A entrada no espetáculo é gratuita, mas limitada a 20 inscrições por sessão (que devem fazer-se para gefac.uc@gmail.com).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.