Opinião: Do Céu ao Inferno

Posted by
Spread the love

É exatamente na condição de campeões da europa e de país do melhor jogador do mundo, que se vive, em simultâneo, uma das páginas mais negras do futebol nacional. Como se explica então este paradoxo tão ostensivo?..

É importante, pois, notar as duas realidades tão distintas no futebol português: a dos clubes e a da Federação Portuguesa de Futebol. As diferenças assentam basicamente em duas palavras: liderança e estratégia. Tudo aquilo que qualquer organização que pretenda ser bem sucedida, seja qual for a natureza ou dimensão, tem de ter.

Os atuais dirigentes da FPF quando, há poucos anos, assumiram os destinos da entidade traçaram de forma muito clara um plano estratégico, que passaria por compor uma equipa altamente profissional, competente e comprometida; formar e investir nas camadas mais jovens; credibilizar externamente; construir infraestruturas e ampliar modalidades. Em suma, um plano muito arrojado que resultou, até ver, em campeonatos da europa em futebol e futsal, numa nova “Cidade do Futebol”, na presença ativa nós órgãos mais importantes a nível europeu, numa nova dimensão para o futebol feminino, entre outros.

A FPF é manifestamente um caso de sucesso, porque pensada e gerida a cada dia como as melhores organizações do planeta. Foco nas pessoas, planificação estratégica e orientada a resultados. Pode levar um tempo, mas o sucesso chega. Como aliás se tem visto.

Mas a esta realidade opõe-se um escabroso e rasteiro nível de discussão entre clubes, casos de polícia e exercícios de populismo. O lodaçal de onde ninguém sairá bem resulta exatamente de uma realidade contrária à da FPF: dirigentes desgastados, sem preparação, sem competências e eleitos, regra geral, em esquemas perversos que alimentam os mandatos sucessivamente. Consequência imediata: a nível de clubes, Portugal é irrelevante e acompanhar o campeonato nacional é frustrante.

A tudo isto não será alheia a opção editorial de televisões e jornais em alimentarem as polémicas e o lavar da roupa suja, preenchendo as grelhas com “paineleiros” a troco de um prato de lentilhas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.