Opinião: Baixa do Souvenir

Posted by
Spread the love

A Baixa está viva.

Finalmente depois de anos de estagnação voltámos a ter vida na Baixa. As famílias e os jovens estão a comprar as suas primeiras habitações nos quarteirões reabilitados da Baixa. As empresas, fruto de uma estratégia de desenvolvimento e reabilitação integrada, estão a deslocalizar-se para a baixa. Escritórios inovadores, empresas a crescer. Vida, finalmente.

As lojas âncora chegaram. A grande ideia reclamada há anos pelos comerciantes da Baixa foi finalmente concretizada. Depois das famílias, depois das empresas, chegou o grande comércio.

Os problemas de criminalidade estão resolvidos. Já ninguém tem medo de dar um passeio com a família ao anoitecer na rua Direita. O reforço policial, a movida que chegou a esta zona foi suficiente para resolver este problema cronicamente apontado.

Novos restaurantes, novos bares são inaugurados todas as semanas. As publicações internacionais olham para nós. Somos uma das cidades médias da europa em maior crescimento.

Andámos duas décadas a sonhar com este momento e finalmente chegou. Famílias, empresas, lojas.

Porquê? Porquê só agora? A resposta está nos poderes públicos. Finalmente temos um executivo municipal que faz a coisa certa: simplifica processos, implementa estratégias de reabilitação integrada – estamos a trabalhar ao quarteirão, deixámos a abordagem prédio a prédio -, capta investimento internacional e empresas inovadoras. A extinção da SRU foi um passo fundamental, um toque de mágica deste executivo. Parabéns a todos.

Estava a brincar. Podíamos estar a falar dos centros históricos de Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, mas Coimbra está atrás, como sempre.

De qualquer forma, não tem problema: a baixa é bonita. Continua a ser uma montra bonita, sem pessoas, sem empresas, mas uma boa montra para os turistas que nos chegam e passam cá uma tarde.

Visitem a nossa baixa. Comecem na 8 de Maio com uma congratulação ao nosso executivo. É bom, dá para comer um crúzio e levar um galo de barcelos para a porta do frigorifico.

E isso para o PS chega. Para Coimbra talvez não.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.