Faleceu João Calvão da Silva

Posted by

FOTO DR

João Calvão da Silva faleceu hoje vítima de doença prolongada. O docente universitário de 66 anos foi ministro da Administração Interna em 2015 e liderou o Conselho de Jurisdição Nacional do PSD até ao congresso do passado mês de fevereiro.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra em 1975, doutorou-se em Direito Civil por esta instituição no ano de 1990.

Em 30 de maio de 1997 fez concurso para Professor Associado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo sido aprovado por unanimidade. No ano de  2002 foi promovido a Professor Agregado por unanimidade, após provas públicas de concurso.

No mês de março de 2003 foi aprovado por unanimidade no concurso para Professor Catedrático, tendo tomado posse como professor catedrático a 5 de Junho de 2003.

Em termos políticos, de junho de 1983 a fevereiro de 1985, exerceu as funções de Secretário de Estado Adjunto do Vice Primeiro Ministro, Carlos Alberto da Mota Pinto.

Foi Presidente da Comissão de Fiscalização da TAP Air Portugal, E.P. de Outubro de 1985 a Abril de 1992 e membro do Conselho Superior do Ministério Público, entre setembro de 1992 a outubro de 1995.

Foi Deputado da Assembleia da República até Outubro de 1999, eleito nas eleições legislativas de 1 de Outubro de 1995, tendo integrado a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias; a Comissão eventual para a Revisão Constitucional e a Delegação Portuguesa à Assembleia Parlamentar da OSCE-Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

O corpo de João Calvão da Silva estará hoje (terça-feira), a partir das 15H00, em câmara ardente na Capela da Universidade de Coimbra. O funeral realiza-se amanhã (quarta-feira), pelas 15H00, na Capela da Universidade de Coimbra.

2 Comments

  1. paulo da cunha esteves says:

    Foi meu professor na Faculdade de Direito na Universidade de Coimbra.

    Além de uma inteligência fora do comum, uma pessoa extraordinária em termos de tratamento e a nível pessoal.

    Uma muito má notícia, pelo menos para mim.

    Obrigado pelo que me ensinou Doutor Calvao da Silva.

    Que descanse em paz.

  2. José Alves says:

    Foi meu professor na faculdade de direito da Universidade Lusiada e na faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Homem impar na explicação do Direito e no trato com os seus alunos, de quem era amigo e de quem recebia amizade sincera. Estava sempre disponível para ajudar, mesmo anos após o fim da relação escolar. É para mim um dia muito triste saber da sua partida. Vai fazer muita falta.Que descanse em paz.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.