Câmara abre procedimento para classificar Repúblicas

Posted by

DB-Foto de Carlos Jorge Monteiro

O presidente da câmara de Coimbra, Manuel Machado, anunciou ontem que o executivo irá analisar esta segunda-feira a abertura do procedimento para classificar as Repúblicas de estudantes. Ao intervir na Assembleia Municipal, o autarca referiu que o objetivo é proceder a um inventário deste tipo de habitações, de forma a que elas sejam enquadradas na recente alteração do Regime de Arrendamento Urbano (RAU).

Para tal, os responsáveis das Repúblicas terão de efetuar um requerimento onde devem fundamentar a pretensão de reconhecimento de Interesse Histórico, Cultural e Social local. “Todas as candidaturas serão analisadas caso a caso”, afirmou, ao mesmo tempo que garantiu que o processo será alvo de articulação de posições com a Associação Académica de Coimbra, Universidade de Coimbra, Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra e Conselho das Repúblicas.

Notícia completa na edição impressa do dia 2 de março de 2018

3 Comments

  1. Ana Cravo says:

    Porque é que as Repúblicas perderam a razão.

    Durante anos, fizeram o que quiseram.
    Durante anos, poderiam ter chegado acordo com os senhorios para valores razoáveis, mas não.
    Durante anos, ao pagarem rendas simbólicas, melhor, durante décadas, podiam ter, hoje, um bom pé-de-meia para servir como entrada para aquisição do imóvel.
    Andaram anos armados em chicos espertos, refugiando na Lei contra os senhorios, invés de criarem bases para uma sustentabilidade a longo prazo da existência da República.
    Poderiam ter feito tudo isso. Tiverem tempo para isso.
    Tiveram mais de 50 anos para prepararem tudo isso.
    Mas não.
    Agora é tarde.
    Agora virou-se o feitiço contra o feiticeiro.
    Agora querem pena, compreensão e compaixão.
    Agora querem nos dizer que a culpa é do senhorio, quando anos após anos, décadas após décadas, o maior prejudicado foi ele.
    Agora é tarde,

  2. ANA CRAVO says:

    Eu sou a favor das Repúblicas se os Repúblicos comprarem os edifícios e não andarem a mamar à conta dos senhorios, do Estado Central e do Poder Local…
    Esses meninos sabem muito e estão muito mal habituados… Fossem os papás deles a estarem a arder na qualidade de senhorios, certamente que não andavam a cantar de galo como andam por aí…
    Quanto ao fim das actuais Repúblicas, peca por ser tardio… Mesmo a própria Universidade parece perdida no tempo e é triste ver politécnicos a ultrapassarem pela direita e pela esquerda a magestosa Universidade de Coimbra que se tornou numa universidade de província fechada sobre si mesma…
    Os "pseudo-estudantes" que ocupam estas republicas são os principais culpados da insustentabilidade financeira das republicas, da sua degradação infraestrutural e do afastamento da Universidade. Os oKupantes, dão-se ao esplendor de serem eles a escolherem quem pode morar numa republica e quem não pode. Os critérios são definidos pelos okupas. Estes, antes da admissão, perguntam quais as opções politicas e a posição perante a praxe académica. Curioso foi a posição das repúblicas quando os SASUC pediram uma inventariação das pessoas que okupam as republicas, para serem registadas informaticamente. Obviamente que disseram que não… A culpa é vossa! estragaram um património que era de todos. Há republicas que de modernizaram, fizeram obras e não passaram os anos todos a comer à pala do SASUC, a pagarem rendes, a responsabilizar os que lá moravam, a captar novos estudantes, independentemente, das suas posições politicas ou "praxisticas". É uma vergonha o que vocês okupas fizeram com uma parte bonita da história de ser estudante em Coimbra.

  3. Nuno Pereira says:

    Que tal os pais deles meninos comprarem as casas e fazerem doação para os estudantes?
    Esse povo acha que, pagar 20 ou 30 Euros mensalmente ao senhorio já remunera o valor do imóvel, porque não é deles.
    Quando acabarem o curso, aqueles que acabam… deviam ir trabalhar por 20 euros por mês durante 10 anos, certamente assim já entendiam o qualquer pessoa com o mínimo de bom senso entende!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.