“Padre Zé” faleceu aos 90 anos

Posted by

Padre Zé

O cónego José Bento Vieira, conhecido como “Padre Zé”, faleceu ontem com 90 anos de idade. Ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1952, na Igreja da Sé Nova, o pároco exerceu funções no Rabaçal e Zambujal, sendo transferido em 1958 para Santa Cruz, em Coimbra. Nesta paróquia, esteve em funções durante muitos anos, tendo apenas deixado de participar nas cerimónias quando o seu “estado de saúde” deixou de permitir.
Em Santa Cruz, teve a coragem de chamar para a direção da catequese um conjunto de jovens que sempre “amparou, mesmo nos momentos em que era necessário dar um ralhete”. Alguns desses jovens foram os responsáveis pela criação, no tempo das rádios piratas, da Rádio Santa Cruz – Emissora Católica de Coimbra. Instalada no último piso da sua habitação, à rua de Saragoça, aquela estação emissora foi a “escola” de alguns jornalistas da cidade.
A nível diocesano fez parte, por diversas vezes, do Conselho Presbiteral e da Comissão de Arbitragem da Assembleia Sinodal da Diocese. No distrito foi nomeado, por diversas ocasiões, representante da Diocese da Obra Social do Distrito de Coimbra. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é o autor de livros sobre Santa Cruz e História e S. Teotónio e os Santos Mártires de Marrocos. O funeral realiza-se este sábado, pelas 11H00, na Igreja da Sé Nova, sendo a homilia presidida pelo Bispo D. Virgílio Antunes.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.