MP pede condenação do irlandês que agrediu docente à machadada

Posted by
Spread the love

O Ministério Público (MP) pediu ontem a condenação do investigador irlandês acusado de tentar matar uma docente da Universidade de Coimbra (UC), considerando que o arguido cometeu os factos constantes na acusação.
O antigo doutorando da UC, de 37 anos, está acusado de homicídio qualificado na forma tentada por ter desferido vários golpes com uma machada na docente Filomena Figueiredo, no Departamento de Física, a 4 de agosto de 2014.
O crime ocorreu no dia em que o investigador foi informado de que tinha uma dívida de mais de 5.000 euros à UC e que o seu orientador tinha pedido renúncia para prosseguir com a orientação do doutoramento.
No entanto, a procuradora do MP solicitou atenção para a condição psicológica do arguido, que sofre da síndrome de Asperger, uma forma de autismo, que o pode “tornar perigoso para terceiros”.
Apesar do relatório pericial considerar o antigo doutorando imputável, o psicólogo clínico Pedro Alves, que o acompanha desde outubro passado, atribuiu esta tarde os seus comportamentos e atitudes à Síndrome de Asperger, que o faz não ter “consciência dos atos”.
Nas alegações finais, que decorreram também durante a tarde, no Tribunal de Coimbra, o advogado António Novais Teixeira, defensor da docente agredida, pediu a condenação do réu como consta na acusação.

Notícia completa na edição impressa de hoje

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.