Cinco carros alegóricos desfilam no Bairro Norton de Matos

Spread the love

Pelo 13.º ano consecutivo, o Carnaval de Coimbra sai à rua no “Domingo Gordo”. Um projeto que nasceu em 2006 pelas mãos de Francisco Andrade, atual presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, e cuja origem remonta ao início do século passado.

“Numa consulta feita ao Gazeta de Coimbra, encontrei um texto que aponta para a existência de um desfile de Carnaval na freguesia. Foi essa notícia que me impulsionou a retomar a tradição”, afirmou o autarca.

Desde o início, a junta definiu como fundamental a organização de um desfile “muito parecido ao que era realizado na altura” e que apontava para a presença nas ruas de várias gerações, tornando-o “único na região”.
Uma aposta de sucesso que, de acordo com Graça Oliveira, tem levado a que de ano após ano sejam cada vez mais os figurantes a desfilar nas ruas do Bairro Norton de Matos.

Este ano, estão já garantidos cinco carros alegóricos e mais de três centenas de foliões. Mas, como sempre acontece todos os anos, “há quem se associe apenas no dia”. “Voltamos a convidar os interessados a mascarar-se, a trazerem as suas críticas sociais e a entrarem no desfile”, afirmou a vogal do executivo.

O início do desfile está marcado para as 15H00 na rua Verde Pinho e termina por volta das 17H00 na Praça Infante D. Henrique, com passagem pela Travessa do Verde Pinho, rua Daniel de Matos, rua Adolfo Loureiro, rua de Macau, rua Mouzinho de Albuquerque, rua Pedro Álvares Cabral e rua Daniel de Matos.

O rei e a rainha do desfile são Tomás Dinis, de 18 anos, e Francisca Pestana, de 19 anos. Dois estudantes do ensino secundário e do ensino superior com raízes na freguesia de Santo António dos Olivais e que prometem trazer outro colorido à iniciativa,

O desfile conta com um orçamento igual a 2017, com a junta a agradecer o apoio dado pelos patrocinadores e pela maioria dos comerciantes do bairro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.