Chuva deu tréguas no Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz

Posted by
Spread the love

Foto – Pedro Agostinho Cruz

Pedir a um santo que ajude num evento pagão, pode não parecer uma boa ideia. Contudo, no Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz resultou.

S. Pedro atendeu às preces da organização e no domingo só começou a chover quando o desfile acabou, e não passou de uns tímidos chuviscos. Ontem, porém, quase ia estragando a festa: quando o corso se iniciou, a água começou a cair, mas foi chuva de pouca dura, e o que se seguiu não foi uma “seca” para ninguém.

Apesar do mau tempo, que se compôs ao longo do desfile, na fria tarde de ontem, houve muito calor (humano), na avenida do Brasil, produzido por vários milhares de pessoas.

Com medo que a chuva se intensificasse, a organização acelerou a marcha do desfile, o que acabou por resultar, já que houve mais ritmo e menos espaço entre grupos (oito), carros (três) e escolas de samba (três). O cortejo começou a horas (14H30), e terminou perto das 16H30.

O cantor Sérgio Rossi e a figueirense Lúcia Costa reinaram em Buarcos, nos dois desfiles e no cortejo da Chegada dos Reis. Ontem, porém, quem ficou coroado de glória foram a Novo Império e o Grupo Instrução e Sport, que venceram o Carnaval nas categorias de escola de samba e grupos, respetivamente. Mas quem realmente ganhou foi a Figueira da Foz, que esteve em festa durante vários dias, com vários milhares de pessoas.

O presidente da câmara, João Ataíde, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS que este terá sido um dos melhores carnavais de sempre. Por outro lado, o autarca da Figueira da Foz defendeu que deve continuar a ser organizado pela Associação do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz.

No domingo, a organização contabilizou cerca de oito mil pessoas. Até à hora do fecho desta edição, não foi possível apurar o número de entradas do desfile de ontem. Os foliões foram cerca de mil.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.