Próxima provedora da UC é da Faculdade de Psicologia

Foto Luís Carregã

O nome de Cristina Albuquerque, professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (UC), foi proposto pelo reitor, mas ainda terá que ser votado por maioria absoluta do Conselho Geral da UC. A reunião está marcada para o próximo dia 26 de fevereiro. Contudo, ao que foi possível apurar, o nome da docente já terá sido discutido em Senado, um dos órgãos – juntamente com a Associação Académica de Coimbra – que deve pronunciar-se sobre a escolha do provedor.
A confirmar-se a maioria absoluta, Cristina Albuquerque será a primeira mulher a assumir o cargo que foi criado há 11 anos, no âmbito do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES). E irá substituir José Luís Ferreira Afonso, atual provedor do estudante da Universidade de Coimbra.
O professor de Engenharia Mecânica na FCTUC já vai no seu segundo mandato, renovação aprovada pelo Conselho Geral da UC em 2016.
Recorde-se que ao Provedor do Estudante é conferida a tarefa de, a partir das mensagens comunicadas individual ou coletivamente pelos estudantes ou por iniciativa própria, recomendar as mudanças necessárias à melhoria dos serviços prestados pela universidade.

Escolhida pelos
estudantes no IPC
A terminar o mandato está também Maria Helena Seabra de Almeida, provedora do estudante no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).
A professora adjunta do ISCAC foi nomeada em junho de 2014 por um período de três anos.
Recorde-se que a Provedora do Estudante do IPC é escolhida pelas próprias direções das associações estudantis das unidades orgânicas do politécnico, o que lhe confere um acréscimo de responsabilidade mas, ao mesmo tempo, um estímulo para o desempenho do cargo.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.