Opinião – Coimbra não é importante para Lisboa

Posted by
Spread the love

Estamos todos estafados de dizer e sobretudo saber que Lisboa cidade, Lisboa capital, Lisboa política, não “passa cartucho a Coimbra. É uma verdade inquestionável.

Ainda não há uma semana, um jovem da cidade Invicta compareceu num determinado serviço público, nomeado pelo governo, e ninguém em Coimbra sabia! Venha ele, disseram alguns, o que demonstra a incapacidade de Coimbra se impor. Aqui não há gestores… nem engenheiros!

Vem isto a propósito da necessidade imperiosa de encontrar líderes de opinião que, de uma forma pedagógica, e por isso inteligente, consiga fazer convergir todas as “capelas” unindo-as num objetivo comum.

Na verdade, quem poderia fazer a síntese do pensamento da cidade e da região, defendendo a sua identidade, não se quer misturar com gente que faz da lama o seu habitat natural.

Por isso, nesta cidade de invejas ou invejinhas – tipo “se tu fazes, o que eu tenho de fazer é desfazer” – vão galopando os sem mérito assinalável.

Quem, por efeito de poder legítimo, deveria fazer essa síntese, tem como entretém misturar-se. É da vida, como se costuma dizer!

Escrevi em tempos, repetindo-me sempre que me aprouver, que dou a minha preferência a relações pessoais e institucionais com cavalheiros e não com carroceiros.

Quando cavalheiros – agora já nem tenho a certeza se o serão! – se misturam e descem ao nível mais baixo, já nem sei mesmo o que pensar e que já não há mais fundo onde bater!

Cada um que enfie o garruço como entender!

Em política, como na vida, não nos podemos lembrar de uma qualquer coisa ao levantar, dispará-la, e depois dizer: ei, malta, é tudo para dizer “sim senhor”!

Em política, isto não existe. A não ser que o líder seja único e só… com a “mainatagem” a obedecer cegamente! Então, quando existem favores a pagar, sim, é tudo muito mais fácil!

É fundamental “alimentar” o contraditório. É determinante alimentar a discussão em redor dos temas mais importantes.

Sim, eu sei, como todos sabem que, conhecimento abunda para esta zona, mas não é partilhado.

A grande questão que se coloca agora, e que se colocará no futuro que nos vai entretendo, é a questão do aeroporto da região centro.

Confesso que eu preferia ter um aeroporto aqui ao pé de casa, não porque tenha de fazer muitas e grandes viagens, mas sobretudo, para chamar cidadãos empresários à nossa cidade. Dar-lhe uma roupagem diferente.

O drama para a região centro, é que nem os presidentes de Câmara do Distrito de Coimbra e nem mesmo os líderes políticos se entendem. Cada um rema para o seu lado, o que se me afigura, como uma brincadeira de mau gosto.

Se vivêssemos sós, sem vizinhos, sem explicações para dar, únicos, admitiria tal. Só que, a divisão latente na região centro é de tal forma grande, que as duas comunidades mais poderosas brincam connosco como se todos fôssemos marionetes.

Não nos devemos sentir disponíveis para ser a marionete de alguém. Deveremos ser nós próprios.

Para isso deveríamos reconhecer um líder, mas, infelizmente, parece-me que “o tal” ainda deverá estar para nascer.

 

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.