Números do desemprego são “extremamente positivos”, afirma Vieira da Silva

Posted by

Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social realçou hoje, em Coimbra, que os dados relativos à descida do desemprego “são extremamente positivos”, mas que não se pode esquecer o caminho que ainda tem de ser percorrido.

De acordo com dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 16,3% em dezembro, face a igual mês de 2016, para 403.771 pessoas, e 0,2% face ao mês anterior, com o Ministério a destacar que este é o valor mais baixo desde outubro de 2008.

“Estes dados são, obviamente, extremamente positivos. São dados que todos os sinais apontam que se vão reforçar, mas que não nos fazem esquecer as dificuldades e o caminho que tem de continuar a ser percorrido”, disse o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, que falava aos jornalistas após a cerimónia de entrega do prémio cooperação e solidariedade António Sérgio, que decorreu na antiga Igreja de São Francisco, em Coimbra.

O membro do executivo sublinhou que os dados hoje divulgados pelo IEFP são “uma boa notícia” e o “reconhecimento que, no espaço dos últimos dois anos, foram criados cerca de um quarto de milhão de novos empregos – empregos líquidos – e que esse emprego foi ainda mais forte do que a diminuição do desemprego”.

Para Vieira da Silva, isto “quer dizer que foram trazidas pessoas para o mercado de trabalho que estavam fora do mercado de trabalho” e que a economia portuguesa apresentou “um dinamismo significativo”.

One Comment

  1. Zé da Gândara says:

    O IEFP é pródigo na arte de conseguir baixr os números / estatísticas do desemprego 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.