
FOTO DB/CARLOS JORGE MONTEIRO
Mais de 80 escolas da região Centro estiveram hoje com as cantinas encerradas devido à greve das trabalhadoras da empresa concessionária, que falam de irregularidades e baixos salários, afirmou um dirigente sindical.
A empresa concessionária ICA garante o funcionamento e gestão dos refeitórios de 174 escolas da região Centro (escolas de 2.º e 3.º ciclos e secundárias), sendo que “50% dos refeitórios estão encerrados” devido à greve, afirmou o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro (STIHTRSC), António Baião, que falou aos jornalistas durante a concentração ocorrida hoje junto à Escola D. Maria II, em Coimbra.
Só na zona de Coimbra “80% das escolas estão com refeitórios encerrados”, sendo que em todos os seis distritos da região Centro há estabelecimento afetados, acrescentou António Baião, referindo que Leiria é o distrito com menos adesão à greve.
A empresa concessionária garante a gestão dos refeitórios até ao ano letivo 2020/2021, sendo que o dirigente sindical refere que não está a ser cumprido o caderno de encargos definido com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE).