Livro de Cabrita Reis apresentado em Coimbra

Posted by
Spread the love

O artista Pedro Cabrita Reis apresenta na sexta-feira, em Coimbra, o livro “A Casa de Coimbra”, sobre a obra de arte com o mesmo nome que realizou para a primeira edição da bienal de arte contemporânea da cidade, em 2015.

O livro surge após a intervenção de Cabrita Reis, em 2015, numa estrutura museográfica obsoleta “que se sobrepunha ao espaço do refeitório” do Mosteiro de Santa Cruz, no interior do edifício da Câmara Municipal de Coimbra, explica a organização da bienal Anozero, em nota de imprensa.

Naquele espaço, conhecido como a Sala da Cidade de Coimbra, Pedro Cabrita Reis compôs “criteriosamente e cirurgicamente esta nova estrutura – “A Casa de Coimbra”.

“Sob orientação de Cabrita Reis, a velha estrutura que caracterizava a Sala da Cidade, desde 2003, construída a partir de tábuas de contraplacado, que formavam um corpo central volumoso com circuito expositivo em volta, foi fendida através de golpes de motosserra, com a preciosa colaboração de elementos da companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra”, refere a nota da Anozero.

A edição inclui textos do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, da arquiteta Desirée Pedro e do artista Pedro Pousada, da bienal, bem como uma conversa entre o diretor do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), Carlos Antunes, e Cabrita Reis.

O lançamento do livro, marcado para as 16:30 de sexta-feira, vai decorrer nas instalações do CAPC, no Jardim da Sereia. Na ocasião, vão estar presentes o artista e os autores dos textos para o livro.

As fotografias presentes em “A Casa de Coimbra” são de João Ferrand e o design gráfico de Joana Monteiro e João Bicker.

O livro, que é uma edição do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e vai estar à venda no CAPC e nas livrarias Almedina.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.