Opinião: Coimbra e o Futuro. Restaurantes especializados precisam-se!

Posted by
Spread the love

1. Restaurantes com prato especial de referência.

Toda a gente o sabe, toda a gente o diz! Faltam em Coimbra restaurantes de peixe fresco e marisco vindos da lota nesse dia (e a Figueira e Aveiro aqui tão perto!), onde para além de alguma variedade haja sobretudo um prato especial que dê o nome à casa, seja a sua referência, esteja pronto a ser servido de imediato.
Como faz um restaurante em Leça com arroz de polvo e filetes do mesmo. Como faz outro em Peniche com filetes de alfaqueque onde só varia o acompanhamento; açorda de ovas, arroz de marisco ou arroz malandrinho do dia. Como fazem centenas doutros do Minho ao Algarve.

Relativamente à carne; há um restaurante em Matosinhos com um único prato – feijão branco com orelha de porco -, está sempre cheio!; vários em Ponte de Lima só têm sarrabulho, nas mais diferentes formas; em vários restaurantes, de Norte a Sul, só há cozido à portuguesa, cabrito assado no forno ou leitão assado. Em todos estes casos são pratos únicos, divinais, de chorar por mais, em constante aperfeiçoamento na sua linha de montagem, desde os fornecedores das matérias primas, à cozinha, à qualidade de serviço ao cliente. São profissionais que aprendem todos os dias e está tudo dito! São casos de sucesso garantido. Os clientes vão lá, já sabem para o que vão, e são atendidos de imediato!

2. Restaurantes especializados de comida regional

Mas também faltam, e de que maneira, restaurantes dedicados à cozinha de Coimbra (Há que descobrir, criar, inventar pratos característicos desta cidade património da humanidade) e também da sua Região (aproveitando os ensinamentos que Poiares, Penacova, Cantanhede e tantos outros nos dão todos os dias).
E sabendo-se que Coimbra tem habitantes provenientes de todas as regiões do País, faltam restaurantes exímios e especializados em comida alentejana, transmontana, minhota, madeirense ou açoreana.

3. Restaurantes de comida internacional

Com milhares de estudantes, professores e investigadores estrangeiros, com centenas de milhares de turistas por ano a visitar Coimbra, há com certeza espaço para muitos mais Restaurantes de comida internacional. Já não falo de comida italiana nem chinesa, que os há e bons.

Mas falo de um maior número de restaurantes de comida espanhola (com as suas tapas) e brasileira (com as suas especialidades originais). E sobretudo de Restaurantes de comida cabo-verdiana, angolana, moçambicana, francesa, mediterrânica (que tanto está na moda)

4. Restaurantes especializados de comida saudável

É sabido que a Saúde é um factor que preocupa cada vez mais as pessoas. Para quem a roda dos alimentos deve ser respeitada. Onde saladas e legumes tem papel fundamental, a ingestão calórica diminuída, a carne e peixe limitados, o sal substituído por plantas aromáticas e o açúcar eliminado. As cozinhas de comida saudável do futuro, orientadas por dietistas, transformar-se-ão em verdadeiros laboratórios de alquimia.

Os donos destes restaurantes interiorizam o seu objectivo; os clientes comam bem em qualidade, percam gorduras em excesso sem perder massa muscular, saiam satisfeitos e saciados, para que voltem sempre, com os amigos do ginásio ou do spa!

Meus amigos, faltam em Coimbra, restaurantes de comida saudável: vegetariana; vegan; dietética; para quem quer perder peso; e até para quem não tem fome mas precisa de se alimentar!

Mas há mais Mundo, para além da comida no prato, nos Restaurantes do futuro que Coimbra necessita se quiser ser uma referência a nível nacional. Atenção à próxima crónica.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.