Bombeiros Profissionais denunciam falta de meios e formação nos Sapadores de Coimbra

Spread the love

A ANBP/SNBP – Associação Nacional de Bombeiros Profissionais/Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais – denunciou, em comunicado, a “carência de formação e desorganização” nos Bombeiros Sapadores de Coimbra, que “pode colocar em causa a proteção de pessoas e bens”.
A associação revelou que se tem reunido com os responsáveis da Câmara Municipal de Coimbra e com o Comando da Companhia de Bombeiros Sapadores “para alertar para questões que necessitam de resolução rápida”.
Em comunicado, a entidade destacou os incêndios em habitações na avenida Elísio de Moura e na Solum, situações “em que foi evidente a falta de meios” de socorro em edifícios de grande altura. Em respostas às declarações de Paulo Palrilha, comandante dos Sapadores de Coimbra, que considera que as autoescadas de que a companhia dispõe “resolvem 99 por cento das situações”, a ANBP/SNBP insiste que, em Coimbra, “existem muitos prédios com mais de 30 metros”.
“Outra das preocupações, prende-se com a eventualidade de deflagrar um incêndio na alta ou na baixa da cidade, onde só vão as viaturas ligeiras de combate, ou seja VLCI urbanos. Atualmente, a viatura vocacionada para o efeito está inoperacional nos Bombeiros Sapadores”, revela a associação.
“E se tivermos um acidente e de repente por qualquer situação a viatura de desencarceramento precisar de trabalhar com água no mesmo acidente por incendio das viaturas? A bomba da viatura está avariada há meses. Também a ambulância de Emergência está mais tempo avariada do que operacional”, acrescenta o comunicado.
O desbloqueamento de escalões e promoções foram outros dos temas discutidos entre a autarquia e a ANBP/SNBP.

Notícia completa na edição impressa de hoje

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.