ARS do Centro garante resposta adequada no atendimento em casos de gripe

Posted by
Spread the love

Os hospitais e centros de saúde da região Centro têm mantido uma resposta adequada às necessidades assistenciais neste período de maior afluência devido à gripe, disse hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Citada em comunicado enviado à agência Lusa, a presidente da ARSC destaca a importância do planeamento de contingência, “que passa pela articulação existente entre cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários no âmbito do Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas (PCTEA) – Módulo Frio”.

FOTO DR

Rosa Reis Marques considera que a afluência às urgências no fim de semana passado foi normal, bem como o número de consultas nos centros de saúde.

“A medida acionada pela ARSC de abrir os centros de saúde de Coimbra, aos fins de semana, entre as 10H00 e as 18H00, até final de janeiro, revelou-se eficaz no primeiro fim de semana de 06 e 07, tendo sido realizadas 163 consultas em Coimbra e perto de 900 em todas as unidades do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego”, refere o comunicado.

Segundo Rosa Reis Marques, “há eficácia nas medidas empreendidas, uma vez que as consultas da rede de cuidados de saúdes primários realizadas no passado fim de semana foram acompanhadas, designadamente em Coimbra, pela correspondente redução da procura das urgências hospitalares”.

“As pessoas podem continuar a estar tranquilas, o movimento assistencial nas urgências hospitalares está a ser continuamente monitorizado, a afluência aos centros de saúde também, até ao momento está tudo a correr bem e as unidades estão preparadas para alargar a resposta em caso de necessidade”, assegura a presidente da ARSC.

A responsável salienta a “resposta dada por todos os profissionais de saúde, que se prontificaram a reforçar a resposta da rede de serviços de saúde do Serviço Nacional de Saúde, a bem dos utentes, evitando deslocações desnecessárias e incómodas às urgências hospitalares e possibilitando uma resposta clínica mais criteriosa por parte da rede hospitalar”.

A ARSC recomenda à população que, em caso de doença aguda, como a gripe, os cidadãos devem em primeira instância recorrer ao centro de saúde da sua área de residência ou aceder à linha Saúde 24, através do número 808242424, que faz a triagem, aconselhamento e encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.

Perante as previsões de temperaturas baixas e queda de neve nas terras altas da região Centro, alerta-se os cidadãos para a necessidade de adotarem um conjunto de procedimentos que, mantendo o seu conforto térmico, previnam os efeitos do frio na saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.