Gameiro da Silva quer UC mais sustentável no consumo de energia

Manuel Carlos Gameiro da Silva é o novo coordenador da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra (UC). O professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) tomou, ontem, posse, assumindo o comando da organização que congrega investigadores de 15 unidades da UC, num projeto que visa as áreas da sustentabilidade energética e desenvolvimento sustentável.
O novo coordenador vai substituir Gomes Martins, que se encontrava naquelas funções desde 2012.
“Este projeto tem contribuído muito para a internacionalização da universidade. Queremos continuar a apostar neste conceito de campus sustentável”, afirmou Gameiro da Silva, destacando o contributo dos especialistas da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade na resolução de “questões relativas à qualidade do ambiente interno da UC”, com soluções de eficiência energéticas aplicadas às instalações.
João Gabriel Silva, reitor da UC, presidiu a cerimónia de tomada de posse, e apresentou o novo coordenador como um “conhecedor profundo destas matérias e um docente empenhado”. “Pretendemos fazer uma reorganização interna profunda que nos permita aumentar a capacidade de eficiência energética. Nesse sentido, no próximo ano, serão criadas dez vagas para serviços relacionados com a gestão de edifício, engenheiros e arquitetos. Há interesse que esta área acelere”, explicou.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.