Absolvido homem acusado de estrangular e matar gata

Posted by
Spread the love

FOTO DB/LUÍS CARREGÃ

O Tribunal de Coimbra absolveu ontem o homem de 59 anos, acusado de ter estrangulado e matado uma gata, com recurso a um fio de ‘nylon’.
Numa declaração curta, que durou menos de um minuto, o juiz José Carlos Ferreira informou que o arguido tinha sido absolvido, referindo apenas que determinados factos não tinham sido dados como provados no decorrer do julgamento, não se alongando na fundamentação da sentença.
O homem era suspeito de ter estrangulado uma gata, de nome Camila, a 23 de junho de 2016, que foi encontrada enforcada com um fio de ‘nylon’ preso a um pau, no logradouro do prédio do arguido.
“Este senhor obviamente mentiu em Tribunal e ao juiz, designadamente que não estava [no local do crime], quando foi provado que estava”, sublinhou a dirigente da associação Gatos Urbanos, Cristina Paula, frisando que o arguido, se não tivesse cometido o crime, “teria visto quem fez”.
A responsável da Gatos Urbanos lamentou ainda que não se tenha feito “justiça por este animal”.
Durante o julgamento, o arguido disse estar inocente e considerou que “tinha que estar doido” para cometer o crime. O homem afirmou que estava a trabalhar em casa de um amigo durante a semana do crime e que chegava sempre à sua residência depois das 20H30 – após a hora do crime.
No entanto, ao contrário do que o arguido disse em tribunal, duas testemunhas ouvidas pelo juiz colocam o suspeito no local e na hora do crime, nomeadamente a dona da gata e a filha de um vizinho.
Quer a assistente quer a filha do vizinho relataram que já havia suspeitas de maus tratos a animais por parte do homem. “Vamos ver se vamos avançar com um recurso”, disse a dona da gata, Ondina Ferreira, considerando que “tinha alguma esperança de não ser este o veredicto final”.
De acordo com a assistente, no julgamento ficou provado que o indivíduo estava no local à hora do crime. Apesar de não haver prova direta, “havia indícios suficientemente fortes para ter outro desfecho”, notou. “Tive que vencer muitos percalços até chegar aqui [em fase de instrução o Ministério Público tinha pedido o arquivamento do processo]. Chegar até aqui já foi uma vitória. Nem isso era expectável e o julgamento correu bem, no sentido de que vi uma atitude diferente por parte da procuradora e do juiz, que tentaram compreender bem o que se passou”, afirmou aos jornalistas, no final da leitura de sentença.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.