Administração de Saúde do Centro confirma surto de gastroenterite em Condeixa-a-Nova

Posted by

Foto de DB-Carlos Jorge Monteiro

 

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) confirmou hoje a ocorrência de um surto de gastroenterite num lar de idosos de Condeixa-a-Nova, que levou na segunda-feira à hospitalização de 25 pessoas.

Em comunicado enviado à agência Lusa, aquele organismo refere que se encontra em curso a investigação epidemiológica promovida pelos delegados de saúde Regional e da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, no sentido de identificar o agente e veículo da doença.

“A investigação efetuada até ao momento permite suspeitar de exposição a agente patogénico, com período de incubação médio superior a seis horas, eventualmente veiculado por alimentos”, lê-se na nota.

A ARSC adianta que foram enviadas para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge amostras de alimentos para análise.

De um total de 130 residentes no lar, 25 apresentavam “sintomatologia ligeira, com predominância de diarreia moderada e vómitos”.

“Tinham, em média, 86 anos de idade, compreendida entre os 68 e os 96 anos, e foram observados por uma equipa do INEM que se deslocou ao lar, tendo sido transportados para os serviços de urgência do Centro Hospital e Universitário de Coimbra”, refere o comunicado.

Até ao momento, de acordo com a ARSC, 20 doentes já tiveram alta, permanecendo ainda cinco em observação, “sem apresentarem sintomatologia preocupante”.

2 Comments

  1. Henrique Costa says:

    E a Câmara de Condeixa, achando que os laboratórios da região Centro não prestam, mandou fazer exames em Lisboa!!!! Pedir a regionalização para pessoas como estas que estão sempre prontas a deitarem-se debaixo da pata de Lisboa começa a não ter grande sentido!!! GRANDE O POVO DA CATALUNHA!!!!

    • Henrique Costa says:

      As minhas desculpas à Câmara de Condeixa, já percebi que foi a ARS, aquela que Lisboa quer reduzir a uma simples caixa postal e que ainda não moveu de Coimbra para Aveiro ou Castelo Branco, que mandou fazer as análises em Lisboa… Confesso que me deixei cegar pela imensa desilusão que tenho do poder local e assumi coisas erradas. De novo, as minhas desculpas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.