Vozes e Dós-Rés-Mis aliados num “miau” solidário no Salão Brazil

Posted by
Spread the love

“Era uma velha que vivia numa ilha e tinha um gato com olhos cor de ervilha. Mas uma vez sem a velha dar por isso, o gato foi ao armário e roubou-lhe o chouriço. O homem chegou para jantar e por não ter o chouriço, pegou num cacete e fez o gato andar de rabanete”.
É uma música infantil, facilmente identificada por muitos dos leitores. Música que se ouvia e ainda ouve na primária.
Como esta, há outro “hit” felídeo infantil, a não menos conhecida “Atirei o pau ao gato”. Músicas que pertencem ao imaginário e que em nada ajudam à consciencialização no que ao tratamento de animais urbanos e abandonados diz respeito.
Quando o amor pelos gatos e o gosto pela música comandam a vida, nascem iniciativas como a de hoje.
Raquel Ralha & Pedro Renato, mentor da iniciativa, a banda A Jigsaw e Victor Torpedo são os artistas que irão participar com as suas músicas e dar a cara por esta nobre causa. A ideia resultou da preocupação que os músicos amigos têm relativamente ao facto de existirem muitas colónias de gatos que precisam de ser esterilizadas e tratadas, para não se procriarem ainda mais.
Pedro Renato que há muitos anos alimenta uma colónia de felídeos todos os dias viu na música uma maneira de tentar chegar ao público e de expressar assim a sua preocupação no futuro destes animais. “Todos os dias às 10H00 da manhã vou alimentar uma colónia de gatos que já trato há muito tempo. São mais de 20. Como a Associação Gatos Urbanos está sem margem de manobra para chegar a todas as colónias e gatos abandonados, acho que com estes concertos o dinheiro revertido será uma mais-valia, o que ajudará bastante”, disse.
O valor dos bilhetes dos concertos reverte para angariar verbas para o Fundo de Socorro Animal do Grupo Gatos Urbanos. Recorde-se que a associação sem fins lucrativos, criada em 2009, tem como objetivo promover o bem-estar dos animais que partilham os espaços urbanos com os seres humanos. A entidade planeia e implementa programas CED (Capturar, Esterilizar, Devolver) em gatos de rua, para reduzir a população de animais abandonados, negligenciados e carenciados.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.