Centenas de enfermeiros protestam em frente ao CHUC

Posted by

FOTO DB/LUÍS CARREGÃ

Mais de 300 enfermeiros estão hoje a manifestar-se, frente ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), exigindo progressão na carreira e melhor sistema remuneratório, no primeiro dia de uma greve marcada até sexta-feira.

Os profissionais estão concentrados na entrada principal do Centro Hospitalar e entoam cânticos e palavras de ordem, em sintonia com as reivindicações da greve de cinco dias dos enfermeiros, que começou hoje.

Os dinamizadores do protesto afirmaram, no entanto, à agência Lusa que a iniciativa foi convocada “sem intervenção dos sindicatos”, que não se fazem representar no local.

Notícia completa na edição de amanhã

3 Comments

  1. Zé da Gândara says:

    Tadinhos dos enfermeiros tugas… Vítimas da geringonça… Agora no consulado da geringonça, andam sistematicamente em modo reivindicatório com um caderno de encargos que a ser conseguido, os catapultaria para a frente de muitos médicos (o que parece há quem queira ganhar mais 1.000,00 € em cima do ordenado que já aufere, num país onde a maioria das pessoas que tem emprego, ganha o SMN e onde há uns largos milhares que não têm trabalho)… E queixam-se do patrão (esse tenebroso empregador que é o Estado) como se esse fosse a fonte de todos os males… Deixo aqui um convite aos senhores enfermeiros: Não querem ir fazer um estágio a uma empresa do sector privado para ver o que é bom para a tosse? É que se fossem estagiar para o privado, viam num ápice o que de bom se faz no privado em matéria de relações laborais (em alguns casos ainda vigoram práticas dos tempos das roças de cacau de São Tomé e Príncipe), com uma panóplia de atropelos à legislação laboral (mesmo enviesada e a pender em favor do empregador) que chegam a colocar em causa princípios civilizacionais básicos como a Saúde Pública… Onde é que esta gente andou durante o consulado da Jihad Económica e Fiscal que durou de 2011 a 2015? A dormir ou no bem-bom enquanto milhares foram atirados para o desemprego e para a insolvência pessoal? O ministro da Saúde referiu-se à Ordem dos Enfermeiros como um sindicato… ainda ninguém o processou por causa disso? Se não, é porque os enfermeiros aceitam esse apodo e reconhecem ser verdade?

    • Poortugues says:

      É óbvio que a Ordem é que é o "sindicato" – não sei é se a mesma terá sequer legitimidade para convocar greves mas que ela está aí, está.
      Este é o jogo político da Ordem, na pela da sua bastonária, pertencente ao Conselho Nacional do PSD e que fez parte do Governo de Durão Barroso. Os enfermeiros estão a ser marionetas nas mãos politicas do PSD.

      • Zé da Gândara says:

        Eu não queria ser tão incisivo (as minhas opiniões mais acutilantes são pouco apreciadas por aqui) mas o senhor não foi de maneiras e chamou os bois pelos nomes… É pela é que os senhores e senhoras enfermeiras que mais parecem nas manifs a legião de fãs do Tony "Plágio" Carreira nos concertos do artista, não percebam que estão a ser manipulados da forma como o senhor diz estarem mas enfim… Tem de se dar o devido desconto porque ter capacidade para pensar por si próprio não é algo que assista a todos 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.