Recolhidas mais de 5300 beatas de cigarro nas praias fluviais

Posted by

A ação de recolha de beatas de cigarros decorreu na Praia Fluvial da Senhora da Graça, a 18 de agosto, e, uma semana depois, no dia 24, na Praia Fluvial da Bogueira.
Munidos de garrafas de plástico e luvas, os voluntários – onde se incluíam banhistas e jovens do Espaço J –, dividiram-se em pares e dirigiram-se a vários pontos das praias.
Numa hora e meia, as garrafas vazias regressaram praticamente cheias e o sentimento de dever cumprido era geral entre os voluntários que referiam mesmo que “podiam continuar a manhã inteira a “caçar” beatas, mas já não havia qualquer tipo de lixo na praia”.
No total, em três horas, uma hora e meia em cada praia, foram recolhidos 13 litros deste resíduo, o que corresponde a cerca de 5330 beatas de cigarro, que serão agora encaminhadas para valorização e que foram impedidas de poluir o Rio Ceira.
A ação de educação ambiental “Portugal sem beatas” é uma atividade de educação ambiental, realizada no âmbito do programa Bandeira Azul, organizada pela Câmara Municipal da Lousã e com a participação dos Baldios da Lousã, enquanto coordenadores regionais do Programa Nacional de Vigilância da Bandeira Azul.
O objetivo é alertar os banhistas para o impacto que as beatas têm no ambiente lacustre e consequentemente no ambiente marinho e nas espécies que habitam e dependem desses ambientes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.