Mobilização popular da zona de Tentúgal contra às chamas

A mobilização dos cidadãos que se registou no concelho de Montemor-o-Velho por causa dos fogos do fim de semana, foi uma preciosa ajuda logística. As instalações do Grupo Cénico Amador da Portela (GCAP), na freguesia de Tentúgal, foram transformadas em Centro Logístico Alimentar de apoio a partir da última sexta-feira.
Foi neste espaço que se localizou o Posto de Comando Operacional de Coimbra da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O espírito voluntário
de um médico
Marco Matias, médico de profissão, ligado ao associativismo da freguesia, disponibilizou o seu saber e, em parceria com Raul Leitão, presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal, constituiu uma equipa de 100 voluntários, “que quiseram vir dar o seu apoio a preparar as refeições”. “Antes de nos pedirem um espaço para servir 250 refeições, nós já tínhamos uma panela de sopa pronta para os bombeiros”, garantiu Raul Leitão.
Os rostos mais visíveis de uma vasta equipa, “com um forte sentido de missão e quase sem irem à cama, ajudaram a combater o cansaço, a fome e proporcionaram banhos quentes a todos aqueles que andaram na frente de fogo e no teatro de operações”. “A população já se estava a organizar, o GCAP cedeu o espaço gratuitamente e, desde logo, começou também a chegar a ajuda de muitos populares da freguesia, do concelho e dos concelhos vizinhos, dos minimercados e mercearias da freguesia, de empresas, das quintas de eventos mais próximas e das pastelarias de Tentúgal”, garantiram.

Notícia completa na edição impressa de hoje

3 Comments

  1. "Contra às chamas"?!?!?! Não será antes "contra as chamas" (sem acento)?

  2. Zé da Gândara says:

    E perante este fenómeno natural (as deflagrações espontâneas de fogo) que também pode ser visto de outro prisma como "terrorismo à tuga" (visto que quem ateia um fogo, normalmente é um bandalho cobarde e sendo muito tuga cobarde na sua essência, este tipo de terrorismo sintetiza / mimetiza esse mesmo traço de personalidade de muitos tugas), onde andou o nosso querido e sofisticado líder com os seu sofisticado sistema tecnológico de Protecção Civil de prevenção de calamidades e afins (ou o projecto deste mesmo sistema) outrora tão propalado neste outlet noticioso?

  3. Zé da Gândara says:

    Que eficaz que é o velho lápis do tempo do Ti António de Santa Comba e que bem que o manejam os nossos bravos freedom fighters dos tempos modernos (os independentíssimos jornaleiros)…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.