Manuel Fernandes Tomás poderá vir a ser o patrono do Centro Escolar de São Julião/Tavarede

Posted by
Spread the love

 

Foto: DB-J.A.

 

Manuel Fernandes Tomás poderá vir a ser o patrono do Centro Escolar de São Julião/Tavarede. A ideia foi avançada por José Fernando Correia, no seu artigo de opinião semanal no Diário As Beiras (ver edição de ontem), corroborada, ontem, por Fernando Cardoso, presidente da Associação Manuel Fernandes Tomás, na cerimónia de homenagem ao “patriarca da liberdade”, realizada na praça 8 de Maio e no salão nobre da Câmara da Figueira da Foz.

 

 

Fernando Cardoso, na sua alocução, não só defendeu o repto de José Fernando Correia como avançou que a associação a que preside vai apresentar uma proposta formal à autarquia para que Manuel Fernando Tomás passe a ser o patrono do referido equipamento de ensino da cidade da Figueira da Foz.

O dia 24 de agosto é o dia em que a autarquia figueirense e a maçonaria rendem homenagem ao mentor da primeira constituição portuguesa.

Manuel Fernandes Tomas (ou Manuel Fernandes Thomaz, seu nome original) levou o seu conceito de servir a coisa pública, ou seja, servir o Estado e não servir-se dele, ao extremo, tendo morrido na miséria.

Os valores do figueirense Manuel Fernandes Tomás foram, ontem, assim como todos os anos no dia 24 de agosto, exaltados.

No salão nobre dos paços do concelho falaram sobre o homenageado Santos Silva (presidente da Associação 24 de Agosto), Fernando Cardoso, António Lopes (secretário-geral do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa), Filipe Fernandes Tomás (familiar do homenageado), João Ataíde (presidente da autarquia figueirense) e António Silva Henriques Gaspar (presidente do Supremo Tribunal de Justiça, na qualidade de orador convidado).

 

Informação completa na edição impressa

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.