Tondela vence Académica nos penáltis e leva Troféu Crédito Agrícola para casa

FOTO DB/LUÍS CARREGÃ

O troféu Crédito Agrícola acabou nas mãos da “turma” de Tondela que levou de vencida a Académica na lotaria das grandes penalidades. Diogo Ribeiro e Luisinho desperdiçaram na marca dos onze metros e o “caneco”, que já vai na sua 3.ª edição fugiu à Briosa.

A partida começou num ritmo lento, com ambas as equipas a procurarem pouco o risco, trazendo 30 minutos iniciais com pouca história para contar. Ivo Vieira, que ontem se estreou no banco de suplentes do Estádio Cidade de Coimbra, lançou os reforços Guilherme, Mike, Pedro Empis e Guima, ao mesmo tempo que promoveu os experientes João Real, Tozé Marreco e o capitão Marinho e os ex-juniores Lagoa e David Teles ao onze inicial.

A 15 minutos do apito para o intervalo, aproveitando um corte da defesa do Tondela, Ki, à entrada da área, concretizou um potente remate para o fundo das redes de Cláudio Ramos. O tento do sul-coreano fez saltar os muitos adeptos presentes nas bancadas, que se mostraram incansáveis – foram raras as vezes em que não se ouviram as vozes da Mancha Negra – no apoio à equipa.

À entrada para o segundo tempo, o técnico madeirense apostou nas entradas de Ricardo Ribeiro (recuperado de lesão), João Simões, Brendon (ex-Portimonense) e Diogo Ribeiro. As substituições acabaram por não ter qualquer impacto na qualidade do jogo, que continuou lento e com poucos motivos de interesse.

A cinco minutos do derradeiro apito, Murilo, de livre direto, estabeleceu a igualdade, baixando o entusiasmo que se vivia por aquela altura nas bancadas.

Com o decorrer da partida, o treinador da Briosa estreou Luisinho, reforço vindo do Ac. Viseu que passou pelas camadas jovens da Académica, e Djoussé, avançado emprestado pelo Marítimo. Até ao final do encontro, em que as oportunidade de golo foram poucas (ou nenhumas), Nélson Pedroso, Zé Tiago, Palancha e Vasco.

De resto, destaque para as exibições do reforço Guima e do sul-coreano Ki. Se o médio emprestado pelo Sporting promete dar luta por um lugar no meio-campo academista, Ki parece empenhado em provar que pode ser uma peça importante no esquema de Ivo Vieira.

Do outro lado, a noite ficou, ainda, marcada pelo regresso de Pedro Nuno, que passou pela Académica no passado recente. O médio encontra-se, agora, a defender as cores do Tondela, por empréstimo do Benfica.

FOTO DB/LUÍS CARREGÃ

Análise aos reforços da Académica

Guilherme Sem trabalho nos primeiros 15’, mostrou serviço aos 23’ com uma excelente defesa. Saiu ao intervalo para dar lugar a Ricardo Ribeiro.

Empis O ex-Sporting B apresentou-se bastante ativo na lateral esquerda mostrando que pode ser um reforço importante para a briosa. Saiu aos 70’

Guima Perdeu a bola mais do que uma vez nos instantes iniciais, no entanto, foi sempre um jogador bastante ativo na construção de jogo. Mostrou a agressividade necessária, caraterística da posição que ocupa no terreno de jogo

Mike Lateral muito ofensivo subindo bem no terreno de jogo. Esteve no lance do golo da Académica. Saiu ao intervalo

Lagoa Pouco se viu na 1.ªparte, muito apagado o ex-júnior. Saiu aos 86’

Teles Aos 6’, cobrou um livre contra as malhas laterais. Esteve muito ativo a promessa da Briosa, podendo ser uma das revelações da temporada. Saiu aos 75’

Brendon Entrou ao intervalo. Sempre ativo na defesa subiu muitas vezes no terreno em pressão alta aos adversários. Marcou o terceiro penalti.

Nélson Pedroso Entrou aos 70’ para o lugar de Empis. Efetuou um remate perigoso aos 90’, com a bola a sair um pouco por cima da baliza defendida por Cláudio Ramos. Marcou o segundo penalti da Académica

Zé Tiago Entrou aos 70’ para o lugar de Marinho. Sempre ativo na procura da baliza beirã, é um bom reforço para Ivo Vieira, com quem já tinha trabalho com ele no Desp. Aves.

Luisinho Entrou aos 64’. Tinha chegado na véspera. O ex-Ac. Viseu teve pouca influência no jogo. Falhou o sexto penalti da equipa.

Djoussé Entrou aos 75’ e praticamente não se “viu” o jogador emprestado pelo Marítimo. Muito por culpa da pouca produção ofensiva dos estudantes na 2.ªparte do jogo. Marcou o quarto penalti.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.