Presidente da República destaca em Coimbra importância de Portugal na NATO

Posted by

O Presidente da República destacou hoje o empenhamento de Portugal nas missões da NATO, considerando importante que o país continue a assumir responsabilidades “nos esforços da comunidade internacional”, ao nível da segurança.

“Poderá ainda parecer estranho para alguns, estando distantes da realidade, que as nossas Forças Armadas sejam empregues em teatros de operações aparentemente longínquos. No entanto, importa afirmar que é do interesse nacional que Portugal assuma as responsabilidades no esforços da comunidade internacional ao nível da segurança e da defesa”, disse hoje o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que discursava em Coimbra, durante a cerimónia militar de receção do 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas e Encerramento do Teatro de Operações do Kosovo.

Segundo o chefe de Estado, “a paz é cada vez mais garantida” fora das fronteiras geográficas do país, sendo que a realidade “tem mostrado que uma situação de instabilidade, por muito distante que pareça, tem consequências nefastas, direta ou indiretamente, para todos”.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a participação portuguesa no Kosovo assumiu “relevância no quadro das operações de apoio à paz da Aliança Atlântica”, realçando o empenhamento de Portugal “no contexto internacional”.

“A participação de militares portugueses em operações de apoio à paz, no âmbito da NATO, tem trazido benefícios inegáveis”, sublinhou.

De acordo com o Presidente da República, “é para todos evidente a importância de se manter uma participação e uma participação significativa neste tipo de missões”, reafirmando o apoio “à intenção governativa de reforçar, no futuro próximo, o empenhamento na NATO, levando mais longe a colaboração” com os parceiros de Portugal.

Toda a informação na edição impressa de quinta-feira, 6 de julho do DIÁRIO AS BEIRAS

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.